Viewport é área visível da tela em dispositivo do usuário.
Porém o tamanho dessa área visível varia de acordo com o dispositivo de acesso (computadores e celulares por exemplo), em computadores terá uma área maior e em celulares uma área menor.
Para que um site funcione em diversos dispositivos realizando uma “leitura” da área disponível, devemos utilizar o viewport.
Além de realizar a citada leitura será possível adaptar o conteúdo ao tamanho da tela, conforme a disponibilidade da área visível (no caso tamanho da tela).
Conheça nossos cursos de desenvolvimento web:
Front End – Desenvolvimento de Sites Responsivos HTML, CSS e JavaScript Para Inciantes
Elemento ‹meta› viewport
O elemento ‹meta› viewport surgiu para que os desenvolvedores tivessem controle sobre a exibição do conteúdo.
Portanto se você quer suas páginas web se comportem como responsivas (adaptáveis), uma das primeiras coisas que você se se preocupar é inserir a ‹meta› viewport.
O Viewport é usado entre as tags de abertura e fechamento do elemento ‹head› que é o elemento que recebe as configurações iniciais de um site.
Portanto a configuração bastante utilizada é a que veremos se seguir:
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
No código a tag recebe o atributo “name” com valor “viewport” que determina que teremos a leitura da janela de visualização.
O atributo “content” recebe parâmetros que podem determinar a largura do viewport e uma escala inicial para zoom bem como o valor máximo e mínimo de tamanho que irá impossibilitar o usuário de efetuar zoom.
No nosso exemplo acima foi determinado que a largura do viewport é igual à largura do dispositivo e que o layout será exibido na largura inicial sem zoom.
Site em escala normal, em telas de computadores:
O mesmo site em escala menor, para celulares:
Porém existem mais configurações a serem feitas para que o site de fato funcione em diversos dispositivos.
Uma delas seria a configuração do Media Query.
Essa configuração, que geralmente é inclusa na área de formatação do site, permite que exista uma versão alternativa para celulares ou para computadores.
No caso é possível exibir o site de formas e até mesmo cores diferentes em cada dispositivo.
Exemplo de Media Query:
Em outras palavras, as configurações do exemplo acima tratam do mesmo item do site, porém o que está acima refere-se a computadores e o que está marcado em azul refere-se a exibição em dispositivos móveis (celulares).
Conclusão
Temos atualmente como um dos principais pontos na área de desenvolvimento de sites o “mobile-first” que trata de dar preferência para a visualização em celulares.
Isso se deve ao fato de celulares serem os dispositivos mais usados para acessar páginas e aplicações Web, já há muitos anos.
Então caso esteja ingressando na carreira de desenvolvimento, entender o viweport e o uso de media query é fundamental.
Espero ter ajudado com este post! E se você se interessa em saber mais sobre Viewport e Desenvolvimento Front end, conheça o meu curso Programação Web.
Esta é uma publicação de Wagner Cardoso da TecTreinamentos Informática. Na Workover Academy o Prof. Wagner tem 8 cursos publicados!
Wagner Cardoso
Sou Profissional na área de Tecnologia e também apaixonado por jogos e cinema. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós – Graduado em Docência para Ensino Superior. Possuo Certificação Microsoft Office Specialist (MOS) e trabalho com soluções computacionais já há mais de 17 anos. Desde 2012 atuo em uma ONG na Cidade de São Paulo – Brasil, onde sou Técnico Especializado e ministro aulas para turmas presenciais na área de Informática. Me dedico ao empreendedorismo digital acreditando na democratização do conhecimento por intermédio da internet. Tenho grande prazer em poder ensinar, transmitir conhecimento e claro, participar do crescimento das pessoas.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento dos profissionais de uma equipe e trabalhar com transparência, o feedback é uma ferramenta essencial. Por isso, deve fazer parte do planejamento de...
Numa primeira definição podemos dizer que é um método de segurança na comunicação que previne o acesso de terceiros nas mensagens e dados que circulam entre um dispositivo e outro....
Uma notícia curiosa que circulou nos últimos dias foi sobre ter filósofos trabalhando junto com desenvolvedores de IA. Quem traz esse ponto é o importante matemático e cientista Stephen Wolfram....
Estamos sempre em movimento, construindo nossa identidade e moldando nosso caráter. Mas, o que estamos realmente fazendo para nos desenvolver como pessoas? Será que nossas ações estão, de fato, alinhadas...
As Meta Tags são etiquetas ou linhas de código HTML que fornecem informações sobre a página da web, auxiliando os sistemas de busca e navegadores para identificação do seu site....
As olimpíadas nos ensinam o caminho para a excelência e nesse momento em que vivemos um clima de competição é uma boa oportunidade para refletir, pois a busca pela excelência...
Manter seus colaboradores motivados é a receita para o sucesso do seu negócio. Isso porque o funcionário é seu recurso mais valioso e quando engajado vai se sentir responsável para...
TDAH é um Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, normalmente apontado na infância e que pode acompanhar a pessoa até a sua vida adulta. Não podemos afirmar que aumentaram...