Entenda o TDAH e seus desafios!

Entenda o TDAH e seus desafios!

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que pode se manifestar desde o nascimento ou logo após. É caracterizado por sintomas como: dificuldade em manter a atenção em tarefas, inquietação constante, impulsividade, agitação motora.

Claro que em muitos casos, a família não identifica na fase de bebê, ou até mesmo criança, e pode identificar somente na fase adulta, gerando um desafio adicional quando aparece nessa fase.

COMO SE CLASSIFICA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O TDAH pode ser classificado em três tipos: hiperativo/impulsivo, desatento e misto/combinado.

O diagnóstico muitas vezes não é algo simples de ser obtido, mas deve ser feito através de um profissional médico especializado, como um psiquiatra, neurologista ou neuropediatra. Muitas vezes, é necessária uma equipe multidisciplinar para fazer um acompanhamento ao indivíduo para buscar este laudo.

Para tratar o TDAH é possível utilizar medicamentos. Com o tratamento adequado, pode-se amenizar os sintomas, melhorando o desempenho escolar e profissional.

Importante dizer que o TDA e TDAH são transtornos diferentes. O TDA (Transtorno de Déficit de Atenção ) se caracteriza exclusivamente pela desatenção e problemas relacionados à memória, atenção, desorganização e concentração. Ou seja, não há a presença dos sintomas associados à hiperatividade.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Sintomas comuns no TDAH em adultos:

  • Dificuldade de concentração e foco;
  • Dificuldade em seguir rotinas e iniciar ou terminar tarefas;
  • Procrastinação;
  • Dificuldade de lembrar conversas e seguir instruções;
  • Desorganização e esquecimento de compromissos;
  • Inquietação ou excesso de energia;
  • Irritabilidade ou temperamento explosivo;
  • Dificuldade para gerenciar emoções e tomar decisões;
  • Repetição frequente de erros;
  • Resistência à interação.

Vale informar que, muitos adultos diagnosticados não possuem todas as características acima listadas, muitas vezes possuem alguns itens. O diagnóstico no adulto é um desafio, pois eles acabam "mascarando" o que de fato sentem para poderem se "adequar socialmente".

VENCENDO AS DIFICULDADES

Dicas para que a pessoa com TDAH torne sua rotina menos desafiante:

  • Fazer uma lista de tarefas para o dia. Com isso, você organiza melhor suas atividades e o que precisa ser feito.
  • Para evitar esgotamento mental, faça pausas programadas no relógio para respirar um pouco e não sentir a sobrecarga.
  • Importantíssimo buscar ajuda profissional externa, como terapeutas e psicólogos que oferecem técnicas para seu desenvolvimento e ajudam a lidar com seus desafios.
  • Ajuda médica. Somente um médico pode oferecer a medicação apropriada a cada caso. Existem casos onde o adulto não precisa de medicação, outros, faz-se necessário o uso, para que aumente o foco e concentração da pessoa com TDAH.

Se você está lidando com essas dificuldades em seu ambiente de trabalho, compartilhar suas necessidades com a equipe, time de recursos humanos, e procurar adaptações no ambiente de trabalho pode ser fundamental para melhorar o desempenho e o bem-estar, além de buscar ajuda médica profissional e terapias adequadas.

Renata Ishikawa

Renata Ishikawa

Sou formada e atuando há 20 anos em administração com pós-graduação em finanças empresariais com forte experiência em Finanças e Controladoria. Tenho sólido conhecimento financeiro e habilidades analíticas. Meu caminho foi redirecionado quando recebi o diagnóstico de autismo da minha filha caçula. Atualmente estou finalizando minha pós-graduação em TEA (Transtorno do Espectro Autista) e ABA ( Applied Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplicada).

Postagens recentes